O calor nos últimos dias está bem pesado aqui em São Paulo, e andei recebendo alguns pedidos por e-mail de leitores que querem fazer sorvete em casa. Pensando nisso a receita de hoje é exatamente essa, um sorbet de framboesa, super-refrescante e bem mais light que um sorvete comum, pois não usa creme de leite, ovos e gordura.
Eu fiz o meu sorbet na sorveteira da Kitchen Aid, ela é um acessório da batedeira que não passa de um bowl com a parede bem grossa que congela ao ficar no freezer por um tempo, dai quando você coloca a massa do sorvete lá dentro ele vai  resfriando em contato com o bowl congelado e vai pegando cremosidade conforme a batedeira vai girando.
Mas, se você não tem uma dessas em casa não se desespere, você consegue sim fazer um sorvete, só que dá um pouquinho mais de trabalho. Faça a massa do sorvete e leve ao congelador por 30 minutos, tire e bata com a batedeira, leve novamente ao congelador e depois de um tempo bata novamente e vá repetindo essa operação até que fique cremoso, depois é só deixar no congelador e por mais umas duas horas e pronto.  Agora que você já sabe o processo vamos à receita…

Sorbet de framboesa
Ingredientes:
– 500 g de framboesa congelada
– suco de 1 limão
– suco de 1 laranja
– 60 mL de água
– 140 g de açúcar
– 6 g de estabilizante liga neutra
Você também irá precisar de:
– liquidificador
– panela pequena
– sorveteira ou batedeira

Modo de preparo:
1-    Na panela pequena misturar a água e o açúcar e levar ao fogo baixo até que o açúcar se dissolva.

2-    No liquidificador bater a mistura de açúcar e água, 1/3 da framboesa e o estabilizante por 5 minutos.
3-    Juntar o restante da framboesa, o suco de laranja e de limão e bater mais.
4-    Resfriar e colocar na máquina de sorvete (ou fazer o processo que eu expliquei acima caso você não tenha máquina.

Anúncios