A dica de hoje é tanto para os fãs de cozinha como para os fãs de música. Que tal embarcar em uma turnê gastronômica pelo mundo lendo o livro “Mordidas Sonoras”  escrito por Alex Kapranos?

Para quem não conhece Alex Kapranos é líder e vocalista da banda Franz Ferdinand, banda formada em Glasgow, Escócia, em 2002.
Mas o que poucos sabem é que antes da fama de músico Alex começou a vida como lavador de pratos, foi entregador de comida, cozinheiro, barman e até chef de cozinha na Escócia. Essa carreira na cozinha lhe rendeu uma coluna no jornal britânico “The Guardian”.
A coluna intitulada “Sound Bites” falava sobre gastronomia com um ar despojado e informal, diferente da rigidez dos críticos gastronômicos mais conhecidos. Os textos dessa coluna e outros tantos inéditos foram reunidos e em 2007 viraram o livro “Sound Bites”, vendido no Brasil como “Mordidas Sonoras”.
O livro é leve, daqueles que você devora em dois dias e termina com gostinho de quero mais! Ao longo dos capítulos Alex descreve algumas de suas experiências trabalhando na cozinha mas principalmente conta sobre suas viagem durante a turnê da banda em 2005 e 2006 relatando cada lugar que passou falando um pouco de suas comidas, costumes e da cultura local. O autor escreve também um pouco da sua infância, de memórias gustativas da época e até cita uma passagem pelo Brasil e um sorvete de milho que tomou por aqui e nunca mais esqueceu.
Realmente vale a pena pegar uma carona na turnê do Franz Ferdinand só para viver um pouco das aventuras gastronômicas pelas quais Alex passou. Espero que gostem!!!
Livro: “Mordidas Sonoras” (“Sound Bites”)
Editora: CONRAD
Preço: R$ 39,00 ( consultei hoje no site da Saraiva e da Livraria Cultura)
Páginas: 144
Lançamento: 2007

Anúncios