Sexta feira, hora de viajar!!! E o destino de hoje é Marrocos. Daí você vai me perguntar, porque Marrocos com tanto lugar nesse mundo com restaurantes fantásticos? E eu respondo, escolhi Marrocos porque eu já fui e é simplesmente diferente de qualquer lugar que você possa imaginar, ou seja, vale a pena!!!

Quando estava na Espanha resolvemos pegar uma excursão de barco e ir pra Marrocos e, sinceramente, acho que todo mundo deveria fazer isso algum dia, é uma cultura totalmente diferente da nossa, alias, tudo lá é diferente. Mas atenção, se for vá SEMPRE com alguma excursão, não tente se aventurar sozinho que não vai dar certo, eles reconhecem turista de longe e as vezes isso pode ser perigoso. Fora que se perder nas ruas da Medina(centro comercial e residencial) não deve ser das experiências mais agradáveis. Aquilo parece um labirinto de ruas  que vão cada vez se estreitando mais.


Andar por Marrocos é incrível, lindas paisagens misturadas a lugares digamos não tão bonitos assim, um cheiro de especiarias super característico do qual nunca vou me esquecer, camelos, serpentes e outras tantas experiências que só se tem noção quando está lá.

Falando de comida, no Brasil conhecemos a cozinha árabe do Oriente Médio, mas pouco sabemos sobre a cozinha do Norte da África, principalmente da cozinha marroquina. O prato mais conhecido da região é o couscous marroquino, que é temperado com especiarias e água de rosas.

Não podemos falar de cozinha do Marrocos sem citar o Tajine, cozido de carne de carneiro, cordeiro, frango ou boi, temperado com alho, canela, gengibre e açafrão. O prato ganhou esse nome por conta da panela de cerâmica utilizada em seu praparo.

Na nossa visita por Marrocos fomos a um restaurante típico, ao chegar fomos recebidos com um pão super fofinho e gostoso, e com uma sopa de vegetais digamos, um pouco sem graça… =P

Logo depois nos serviram uma Tajine de frango acompanhada com o famoso couscous marroquino e legumes. O couscous estava delicioso e é o sabor do qual eu tenho mais memória. Toda vez que comi esse prato no Brasil, depois da viagem, foi buscando aquele gosto que acho que nunca vou esquecer. Em seguida vieram espetinhos de carneiro macios e super suculentos.

Para finalizar a refeição tivemos de sobremesa um docinho de amêndoa e um chá com folhas de hortelã.

Outra dica interessante para os apaixonados por gastronomia é entrar no que eles chamam de farmácia. São locais que vendem cosméticos e especiarias fantásticas. Você entra em alguma dessas farmácias e o responsável faz uma apresentação de todos os produtos, só quando ele acaba que você escolhe o que vai comprar. E o melhor é que as especiarias são baratas e muito boas, vivo usando as que eu comprei e temendo pelo dia em que elas vão acabar.

Marrocos com certeza é um lugar que vale a visita. Perguntar se eu voltaria pra lá agora… acho que não, ainda tenho muitos lugares para conhecer antes disso. A única coisa que sei é que lembro de cada segundo e toda vez que abro meu armário de temperos aqui em casa o aroma das especiarias marroquinas me fazem de alguma forma voltar e sentir que estou lá mais uma vez.

