O chef de cozinha Jamie Oliver resolveu transformar a idéia do “Ministry of food” (Ministério da Comida) da época da II Guerra Mundial criando o seu próprio ministério da comida em um movimento que chamou de “Passa adiante”.
O “Passe adiante” proposto por Jamie no livro “Revolução da Cozinha”  visa outro tipo de guerra, o combate contra a falta de saúde e as doenças trazidas pela alimentação inadequada.
A ideia do chef é que todos, independentemente da escassez ou não de alimentos, aprendam a cozinha de maneira simples, nutritiva, econômica e saborosa, e depois de aprender que esse conhecimento seja transmitido para amigos e família.
O plano é citado de maneira simples no livro, ele propõe que o leitor aprenda uma receita de cada capítulo e que se torne mestre nessas produções. Tendo aprendido ensine ao menos dois amigos, quatro se possível, de maneira divertida criando uma espécie de “festa culinária” como ele mesmo chama. Tendo ensinado seus amigos faça com que eles se comprometam a fazer o mesmo criando assim um ciclo de conhecimento.
Esse movimento é a versão atual do que as nossas avós e bisavós faziam antigamente transmitindo suas receitas através de gerações. O que acontece hoje é que as pessoas por egoísmo ou algum motivo que não sei qual é não compartilham as suas receitas, e elas vão se perdendo com o tempo.
A promessa: no livro o chef coloca um espaço para que o leitor assine um compromisso de seguir o movimento e também pede que o leitor assine também online em seu site www.jamieoliver.com .

Anúncios